Podcasts: a aposta das empresas e das grandes marcas

19/jan

Para entender porque os Podcasts se tornaram a grande aposta das empresas e das grandes marcas é importante entender a evolução e as estatísticas do formato nos últimos anos.

 

O Brasil é o segundo maior mercado de Podcasts do mundo, atrás apenas dos EUA. Segundo o Deezer, só no ano passado, o consumo de Podcasts cresceu 67% no país. Dos 120 milhões de internautas brasileiros, 40% deles (cerca de 50 milhões de pessoas) já ouviram algum tipo de programa de áudio, é um número absolutamente alto – mais do que toda população da Argentina. Além de amplo, o público é qualificado, mais escolarizado e com uma renda superior à média da população. Atualmente existe até mesmo uma associação brasileira de Podcasters (ABPOD) com dois mil Podcasts ativos e cadastrados no Brasil.

 

A pandemia fez crescer ainda mais estes números. Um outro estudo realizado pela empresa Kantar, apontou que 24% dos consumidores que escutam rádio ouviram Podcasts durante a fase aguda do isolamento social. Esta evolução no mercado fez com que muitas marcas ampliassem sua presença no meio: uma parte delas, além de veicular campanhas publicitárias nos episódios, passou a produzir os próprios programas.

 

A pesquisa também mostrou que os ouvintes de Podcasts preferem programas curtos, de até 15 minutos, e que os smartphones são de longe o meio escolhido para escutar os conteúdos, com 75% de predominância entre os usuários.

 

Com essa relação de dados, fica fácil entender porque os Podcasts são a aposta das empresas e das grandes marcas, não é mesmo? E como não poderia de deixar de ser, as empresas perceberam que os Podcasts são interessantes para suas marcas e viram neles uma possibilidade imersiva de se relacionar com seus ouvintes, gerando informação e identificação.

 

Ficou curioso para entender como as grandes marcas estão utilizando os Podcasts em suas estratégias? Confira:

 

 

Empresas globais utilizam Podcasts como estratégia de Comunicação

 

Os Podcasts  são ótimas ferramentas para que as marcas assumam o controle das narrativas e muitas marcas internacionalmente reconhecidas já estão utilizando esse formato em suas estratégias de comunicação para criar percepções, informar e proporcionar novas experiências.

Confira os principais Podcasts criados por grandes marcas:

 

 

Natura:

viva seu corpo

 

 

A Natura criou recentemente uma minissérie em quatro capítulos, chamada Viva seu corpo, focada no universo feminino. O projeto foi realizado em parceria com o Mamilos, um dos podcasts mais populares do Brasil. São 170 mil ouvintes semanais e as apresentadoras convidam especialistas de diferentes áreas para falar de sexo, machismo, violência urbana, maternidade, e demais assuntos pertinentes aos valores da marca.

 

 

 

Banco Bradesco:

bradesco

 

 

 

Até mesmo os grandes bancos já estão inseridos no mundo do Podcast. O Bradesco é um dos patrocinadores do projeto “Histórias de ninar para garotas rebeldes”, Podcast baseado no best-seller que conta a trajetória de 100 mulheres que realizaram feitos extraordinários.

 

 

 

 

 

Banco Itaú

investcast

 

 

 

O Itaú resolveu ficar na sua área de atuação e criou o Investcast, que é direcionado aos seus acionistas com milhares de informações no mundo dos investimentos.

 

 

 

 

 

Sebrae:

 

sebrae

 

 

A área de economia, finanças e negócios conta com diversos programas. O Sebrae é responsável pela série Conhecer para empreender, criada em 2017, com dicas sobre empreendedorismo e sucesso nos investimentos.

 

 

 

 

 

 

Audi:

audi

 

 

O programa da Audi, chamado “Feel The Future”, foi criado a partir do novo posicionamento global de comunicação da marca A primeira temporada, com 10 episódios, foca em temas cotidianos —e como eles mexerão com o futuro da sociedade.

 

 

 

 

 

 

Visa:

podcast visa

 

 

 

A visa por sua vez, lançou em setembro o Podcast “O Amanhã, Hoje”, para falar de tendências e inovação. Com uma primeira temporada de cinco episódios, a empresa agora avalia o lançamento de uma próxima sequência de programas.

 

 

 

 

 

 

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