Podcasts

Como transformar vídeos em Podcasts?

Você já ouviu falar em reaproveitamento de conteúdo? Pois é, essa é uma técnica muito utilizada por milhares de empresas para disseminar um único conteúdo para diversos canais e formatos, atingindo diferentes públicos e extraindo todas as possibilidades daquele material. Transformar vídeos em Podcasts faz parte dessa estratégia e poder render um bom alcance, promovendo a autoridade da sua marca em um formato diferenciado, voltado para uma audiência com um perfil totalmente distinto e sem precisar de muito esforço.

 

 

Por que transformar vídeos em Podcasts?

Se você parar para analisar, existem diferentes tipos de público para cada tipo de formato dentro das vertentes de conteúdos. Alguns consomem mais conteúdo em vídeo e podem realmente parar e dedicar um determinado tempo olhando para o celular ou para a tela do notebook assistindo esse vídeo, outros preferem dedicar esse tempo lendo um conteúdo em um blog ou site, e existe um outro perfil que engloba milhares de pessoas, que seria a pessoa que consome conteúdo em áudio por ser um formato muito mais flexível, já que pode ser executado fazendo qualquer coisa e em qualquer lugar, e esse é o grande motivo que está levando milhares de empresas a transformar vídeos em Podcasts.

 

Você já abriu um vídeo no Youtube só para ouvir o que estão falando, sem acompanhar as imagens na tela? Pois é, não só você, como milhares de pessoas fazem isso diariamente. E não seria muito mais fácil acessar esse conteúdo em uma plataforma exclusiva e segmentada? Se pararmos para uma breve reflexão, transformar vídeos em Podcasts é realizar reciclagem inteligente dos conteúdos corporativos e ainda abrir margem para conquistar um novo público em uma nova plataforma.

 

 

Transformando vídeos em Podcasts: quais tipos de conteúdo consigo reutilizar?

 

Hoje em dia, a maioria dos conteúdos corporativos gravados em vídeo podem ser transformados em Podcasts. Muitas empresas disponibilizam seus conteúdos em plataformas específicas de Podcast como Spotify, Deezer, Apple Podcast, Google Podcast, Castbox e e ainda criam uma nova identidade sonora desse produto transformando a experiência do áudio em algo totalmente novo.

Você pode trabalhar e reutilizar inúmeros tipos de conteúdo, listamos os principais para que você tenha uma breve ideia:

 

  • Webinars;
  • Seminários ou mesa redonda virtual;
  • Workshops;
  • Lives corporativas;
  • Entrevistas com autoridades do seu segmento;
  • Meetups;
  • Palestras;
  • Painéis;
  • Eventos digitais;
  • Webconference;
  • Cursos corporativos online e muito mais.

 

Quais as vantagens em transformar vídeos em Podcasts?

transforme vídeos em podcasts

Os Podcasts já existem a algum tempo, porém nos últimos dois anos ganharam espaço no Brasil apresentando números impressionantes. Atualmente já se destacam como uma mídia predominante, não direcionada apenas ao entretenimento, mas como uma extensão da comunicação corporativa.

Sabia que mais de 50 milhões de brasileiros preferem escutar áudios em plataformas online do que consumir outro tipo de mídia? Só em 2020, mais de 248 milhões se tornaram usuários assíduos de plataformas de streaming como o Spotify, e o mercado de Podcasts movimenta mais de 1 bilhão por ano. Com um panorâma tão relevante como esse é difícil não enxergar vantagens em apostar nesse formato. Mas por que transformar vídeos em Podcasts? Quais os benefícios?

 

  • Impulsionar o seu conteúdo em outro formato para públicos diferentes;
  • Otimizar tempo e disseminar um conteúdo explorando todas as suas nuances;
  • Entregar ao seu público formatos diferenciados;
  • Entrar no mercado de Podcasts com um público já engajado;
  • Ganhar uma nova identidade dentro da comunicação da sua marca;
  • Tornar os Podcasts um produto rentável da sua marca
  • Gerar novos leads.
  • Investimento baixo e rentabilidade alta

 

Essas são apenas algumas vantagens em transformar vídeos em Podcasts, mas que tal conferir como fazer isso?

 

 

Afinal, como transformar vídeos em Podcasts?

videocasts

Para transformar vídeos em Podcasts é necessário muito mais do que extrair os áudios dos vídeos e publicar nas plataformas de Streaming. Antes de iniciar, faça um planejamento e crie uma estratégia estabelecendo seus objetivos com esse novo serviço digital. Além disso será necessário desenvolver uma identidade sonora do seu Podcast com vinhetas, sonoras, edição de áudio, além do planejamento para publicação nas plataformas de Streaming selecionadas.

 

Hoje em dia existem empresas especialistas em transformar vídeos em Podcasts de forma efetiva a custos extremamente acessíveis. Se você não tem conhecimento em edição de áudio, produção de vinhetas e adequação de áudios para Podcasts seria interessante procurar uma empresa especialista e garantir um resultado efetivo do seu Podcast.

 

 

Ficou curioso? Quer entender como ficaria o seu conteúdo no formato Podcast? A Cross Host pode te ajudar. Clique aqui e converse sem compromisso com um especialista.

Ainda não tem Podcast? A Cross Host possuí um estúdio personalizado e uma equipe especialista em criação de Podcasts. Fale conosco e crie o seu.

139466515_1061836710908482_2338244227696160187_n