Como fazer um checklist para webinar

20/ago

Este é um tema que é sempre bom retomar. Falamos sobre diversos aspectos de uma transmissão ao vivo, e agora estabelecemos algumas etapas primordiais para fazer um checklist para webinar.

A lista pode ser aplicada para diversos formatos de webinar, treinamentos, palestras, convenções, entre outros.  Vamos lá:

Etapa 1: Pré – webinar:

Tudo começa com o Planejamento, que é preciso acontecer no mínimo um mês. Para começar a pensar na sua transmissão é preciso:

  • Ter objetivos palpáveis (ex: gerar leads ou apresentar uma marca);
  • Ter um público alvo definido (dessa forma você consegue definir melhor quais estratégias de comunicação utilizar para chamar a atenção);
  • Ter um tema que reflita seu público alvo ou de grande relevância (afinal, não adianta querer falar sobre algo que seu público não tem interesse);
  • Defina um título chamativo e estabeleça os principais itens abordados no webinar;
  • Defina uma data, horário e tempo de duração ( a partir disso é possível saber que tipo de estrutura será necessária para a transmissão);
  • Contrate uma plataforma de webinar, com estrutura profissional, como a Cross Host;

Agora, passamos para a fase da Divulgação, que precisa acontecer pelo menos 3 semanas antes. É bom lembrar que se deixar para divulgar muito antes, as pessoas esquecem, e muito em cima da hora, as pessoas já têm outros compromissos.

  • Defina um plano de marketing com peças gráficas e estratégias para chamar a atenção do público.
  • Faça peças de divulgação para redes sociais, site, blog e e-mail marketing (se for fazer algum tipo de divulgação paga, é bom traçar um orçamento para depois conseguir medir o Retorno Sobre Investimento, também chamado de ROI);
  • Faça parcerias para a divulgação do webinar (a divulgação de releases e newsletters para parceiros funciona bastante);

Faltando uma semana para a transmissão, é hora da Preparação:

  • Esteja com apresentação e apresentador prontos (a escolha de um apresentador é fundamental);
  • Elabore enquetes e pesquisas para conhecer melhor o seu público;
  • Separe materiais que possam ser disponibilizados para download e complementar sua apresentação;
  • Envie lembretes para os participantes inscritos por e-mail ou SMS (ou ambos);

Etapa 2: Durante o webinar:

  • Cumpra o horário estipulado, e caso aconteça algum imprevisto, assuma o atraso e explique para os espectadores o que aconteceu. Além de dar um prazo para quando a transmissão começar.
  • Tenha certeza que todos os participantes estejam devidamente conectados;
  • Tenham os momentos de interação estipulados (depois da palestra, em algum momento de pausa entre os tópicos, por exemplo);
  • Colete informações dos participantes durante a transmissão (você poderá aproveitá-las depois);
  • Deixa sua apresentação disponibilizada para download;

Etapa 3: Após o webinar:

  • Envie um e-mail de agradecimento aos participantes logo após o webinar (neste e-mail já envie a apresentação e uma pesquisa de satisfação);
  • Envie um e-mail para quem se inscreveu e não participou (deixando claro que é possível acessar ao webinar gravado por meio de um link);

Após uma semana da sua transmissão, você pode fazer uma Análise de tudo que foi coletado:

  • Confira os resultados da pesquisa de satisfação (assim você tem uma base para futuras transmissões);
  • Analise se o conteúdo gravado foi acessado;
  • Faça relatórios e classifique os resultados obtidos, calculando o ROI, por exemplo.

Este checklist pode variar de acordo com a demanda do seu webinar, mas representam etapas importantes que se aplicadas, geram resultados muito positivos.

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