Podcast : o que é, como fazer e por que é tão rentável?

17/set

Afinal, o que é Podcast?

Podcast é um tipo de conteúdo transmitido ou gravado no formato áudio, geralmente dividido em partes ou episódios e disponibilizados em plataformas online de Streaming. São popularmente conhecidos como “programas de áudio online” e vêm conquistando grandes audiências no Brasil e no mundo.

Por ser um formato de mídia de fácil acesso, sua usabilidade atinge milhares de ouvintes, que consomem diariamente diversos programas de forma rápida em diversos ambientes e horários. Um podcast pode ser acessado a qualquer hora e de qualquer lugar. Esse tipo de vantagem tem colocado o formato como um dos mais queridos daquele público que consome informação diária de forma rápida.

São milhares de ouvintes no mundo inteiro. Só no Brasil, os Podcasts já atingiram a marca de 50 milhões de ouvintes, sendo 16 milhões ouvintes ativos que se dizem fieis ao formato e reforçam a importância de dar vasão ao formato.

 

 

Podcast: como surgiram? 

Na década de 1980, antes mesmo da disseminação da internet de forma global e escalável, já existia um serviço nos Estados Unidos chamado RCS (Radio Computing Services). Esse serviço fornecia áudios de música e conversação para rádios. Naquela época, “rodar” um áudio não era uma tarefa tão simples assim, e essas rádios compravam esse serviço.

Porém o conceito de podcast mesmo é algo bem recente, e atribuído em sua maioria ao ex-VJ da MTV, Adam Curry, que conseguiu criar o primeiro agregador de podcast utilizando a linguagem de computador que funciona através da interface do sistema operacional da Apple, a “apple script”. Ele disponibilizou o código na internet com a intenção de obter ajuda de outros programadores. Foi aí que Dave Winer inclui o Enclosure, um elemento na especificação RSS 2.0 que diferenciou o podcast dos audioblogs, vlogs e blogs, permitindo que o conceito fosse utilizado. O primeiro podcast do Brasil foi lançando em outubro de 2004, conhecido como “Digital Minds”, de Danilo Medeiros, sobre tecnologia. Bem recente, não é mesmo?

 

 

Para o que serve e como ouvir um podcast?

Agora que você já entende o que é um podcast e de onde surgiu essa ideia, que tal entender exatamente para que serve e como ouvi-los?

Os Podcasts não são apenas uma forma de entretenimento, através deles é possível:

  • compartilhar conteúdos de qualidade;
  • disseminar informações sobre nichos específicos;
  • abrir portas para novos assuntos e entregar diversidade a um público amplo;
  • investir em novas maneiras de entregar conhecimento;
  • melhorar a reputação e a imagem de empresas e marcas;
  • Fornecer notícias relacionadas ao mercado e aumentar a credibilidade do seu negócio;
  • Investir em Storytelling para contar um pouco mais sobre sua empresa, produto e marca.

 

Agora que você já captou o potencial de um podcast, fica aí a pergunta: como ouvir um Podcast? Há milhões de maneiras de fazer isso, sabia? Em geral ouvir um Podcast é simples, basta acessar o site ou o aplicativo online que oferece o recurso e dar play. Pra facilitar, criamos uma listinha resumida para que você entenda todos os caminhos:

 

Plataformas de áudio (Streaming)

Bem diferente dos programas de rádio tradicionais, os Podcasts podem ser ouvidos a qualquer hora e momento, bastando acessar plataformas de áudio e Streaming que disponibilizam o serviço. Hoje contamos com milhares de opções, as mais conhecidas são:

  • Spotify
  • – Deezer
  • – Castbox
  • – SoundCloud
  • – Wecast
  • – TuneIn
  • – Google podcasts, entre outras.

Ah, além de armazenar os Podcasts, esses serviços permitem baixar o conteúdo para ouvir em um outro momento.

 

Aplicativos agregadores

Além das plataformas de Streaming tradicionais, existe os chamados “agregadores de podcast”, nesse caso, as pessoas interessadas podem ouvi-los através de um computador ou smartphone o lançamento de episódios que acompanham esse processo de maneira automática. Os agregadores mais conhecidos são: Overcast, WeCast, Addict e o Pocket Casts.

Além disso os Podcasts podem ser ouvidos de qualquer lugar, gratuitamente, a qualquer hora, além de economizarem tempo já que não é necessário depositar uma atenção concentrada nos conteúdos, além de serem imensamente práticos e muito divertidos.

 

Mas afinal, como fazer um Podcast?

Se você chegou até aqui, já entende como os Podcasts surgiram, o motivo da sua disseminação, o porquê de serem tão requisitados e como eles podem auxiliar no seu dia-a-dia.

Se você está curioso em saber como criar um podcast, preparamos um passo a passo rápido e completo para que fique claro o quanto é preciso investir de tempo e recursos para criar um podcast que seja bem-feito. Vamos lá?

 

1.Invista em um bom planejamento: sabemos que antes de agir, é necessário planejar. Qualquer ação exige planejamento, e se você deseja atingir seu público e obter sucesso com o seu podcast, essa etapa é fundamental. É aqui que você vai definir o seu objetivo, seu formato de conteúdo e os principais elementos que vão permear o seu podcast. Alguns deles, são primordiais no seu planejamento.  São eles:

 

  • Persona e/ou público alvo;
  • Tipo de conteúdo;
  • Nicho ou segmento;
  • Estudo de concorrência e como se diferenciar;
  • Tipos de convidados chamados para o podcast;
  • Estudo de CTA’s;
  • Landing Page;
  • Roteiro;
  • Onde fazer (estúdio profissional ou método caseiro).

 

 2. Como de onde gravar? Se você fez um bom planejamento do seu Podcast, com certeza vai se questionar a melhor forma de realizar a gravação do seu conteúdo. Esse é com certeza um dos momentos mais aguardados, é a hora que o seu planejamento inteiro entra em ação, e se inicia de fato a produção do podcast final.

Uma dica é: invista nesse passo do podcast. Você pode ter feito um ótimo planejamento, ter um roteiro incrível, mas se a qualidade do seu áudio e da sua edição não forem ótimos, seu público não vai conseguir ficar conectado. É muito importante que ele seja gravado em uma sala com acústica, conforto, equipamentos profissionais e microfones super potentes. As vezes fica muito mais barato e inteligente investir em um estúdio profissional para gravação do podcast, garantindo a qualidade e a eficiência do produto final.

 

3.Edição do podcast: Como o podcast não é um programa ao vivo, ele deverá ser precisamente editado, afinal, a ideia é que haja uma liberdade para seus convidados falarem e ao mesmo tempo ajustar todas essas ideias em um tempo determinado de forma totalmente incrível. E isso você consegue com uma boa edição. É necessária muita fluidez nos episódios e técnicas que ajudam a garantir mais qualidade ao áudio, como amplificação do som, compressão, redução de ruídos entre outras. Se você não é um editor profissional, pense em contratar uma produtora para realizar essa edição.

 

4.Publicação do podcast: Você planejou, gravou em um estúdio profissional, editou e agora precisa publicar e aguardar o resultado, certo? Escolha a melhor plataforma de áudio e fique sempre atento as regras e diretrizes de publicação para não ter o seu conteúdo violado ou excluído.

 

5. Divulgue seu podcast: O último passo é divulgar o podcast para que o mundo possa ouvi-lo. Isso pode ser feito no próprio site ou com uma Landing Page. Além disso, é mais do que indicado aproveitar a base de clientes e leads que conhecem o seu negócio, divulgando em mídias sociais ou em e-mail marketing. Se você ainda não tem uma base sólida, invista em um lançamento.

 

 

Como ganhar dinheiro com podcast? Podcasts são rentáveis?

 

Apesar de ser muito popular, nem todo mundo sabe como ganhar dinheiro com Podcasts e fazer um melhor aproveitamento dos seus recursos e estratégias de Marketing. Com algumas práticas, porém, é possível profissionalizar o seu processo de produção de conteúdo e, como consequência, gerar retornos cada vez maiores para a sua empresa ou para o seu negócio.

Você sabe como ganhar dinheiro com podcast? Uma vantagem do Marketing Digital é aproveitar as mais diversas estratégias e encaixá-las de acordo com o objetivo e perfil da sua empresa. Por outro lado, pode ser um desafio definir quais dessas alternativas devem ser priorizadas. Uma forma de escolher em qual ação investir os seus recursos é entendendo os retornos que você pode gerar.

A boa notícia é que não difícil monetizar os seus Podcasts, especialmente quando a sua produção atinge um alto nível de profissionalismo. Vamos conferir?

 

Como monetizar um Podcast?

 

Aposte em um espaço para anunciantes

o público que ouve Podcasts de forma frequente está disposto a pagar por produtos e serviços que são anunciados em um programa, sendo assim, feche parcerias com anunciantes que tenham como público-alvo consumidores e ouvintes parecidos com o nicho do seu podcast. Para isso, apresente aos anunciantes seu números e métricas e torne a proposta muito mais atraente e rentável para você ou sua empresa.

 

Afiliados

Já ouviu falar de afiliados? Muitos dos ouvintes de podcast no Brasil descobrem um novo programa por meio de recomendações de portais, blogueiros e influencers digitais, Isso mostra que, além de focar na produção de um conteúdo relevante para o seu público e outros meios de divulgação, contar com uma equipe de afiliados para promover o seu conteúdo também pode ser uma forma importante de atração. Pesquise e verifique quais afiliados são ideais para o seu nicho.

 

Patrocinadores

Sabia que os Podcasts mais rentáveis do Brasil possuem patrocinadores fixos? Pois é, além dos anunciantes e afiliados é ideal buscar o “seu patrocinador”, ou até mesmo mais de um. Esses patrocinadores geralmente são marcas e empresas do seu mesmo nicho que acreditam no potencial da sua informação e se tornam verdadeiros parceiros, com retorno fixo e muita rentabilidade.

 

Conteúdos pagos e totalmente exclusivos

Outra maneira eficiente para quem quer ganhar dinheiro com podcast é oferecer conteúdo exclusivos aos ouvintes que tiverem o interesse. E, acredite, eles estão dispostos! A PodPesquisa 2019 mostra que 50% dos entrevistados pagariam entre R$5,00 e R$50,00 por mês para ter acesso a materiais exclusivos. Essa talvez seja uma nova fonte de renda. Que tal investir?

 

Os Podcasts são apenas uma das mais diversas maneiras de investir em estratégias de áudio marketing. Essa é uma tendência que veio para ficar. Imagine que esse tipo de formato consegue romper barreiras como tempo e espaço, que são fundamentais por exemplo para ver um vídeo que exige atenção e tempo da audiência. Muitas pessoas aproveitam o tempo no trânsito, por exemplo, para ouvir conteúdo, dessa forma, você também pode investir em áudios para tornar a navegação do seu site mais atraente para os seus visitantes.

 

Que tal criar o seu podcast agora? Entre em contato com a Cross Host e viva a experiência de gravar em um estúdio profissional, com especialistas, equipamentos profissionais e editores dispostos a deixar o seu podcast incrível.

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